Nossos alunos sentem-se estimulados quando se deparam com atividades envolvendo Mídias Digitais e nós precisamos perder o medo e arriscar .Precisamos inovar deixando nosso cotidiano escolar mais dinâmico.
A TV, O cinema e o Teatro são produções multimídia que nossos alunos apreciam .E como o papel da Mídia é levar o espectador a refletir, devemos estimular nossos alunos a analisar o que é apresentado. Aguçar nele sua criatividade e seu senso crítico.
Abaixo temos alguns exemplos de multimídia bem interessantes, que podem auxiliar nosso trabalho .
* Filme Kutoja : A última tricotada
É um filme que leva o espectador a pensar sobre o comportamento obsessivo.
* Takagi Masakatsu - COIEDA
Apresenta uma viagem através dos pensamentos de uma pessoa .O filme é apresentado * Filme Kutoja : A última tricotada
É um filme que leva o espectador a pensar sobre o comportamento obsessivo.
* Takagi Masakatsu - COIEDA
de forma bem interessante.
* Pop - Joe Penna
Apresentação de uma nova versão de um tango através dos sons extraídos de um
balão de gás.O destaque é para a criatividade .
* Bloco do Passo - Saltos no Tempo
O grupo apresenta música e dança usando sincronismo organização e técnica.A
organização da música e da dança foi realizada no programa Power Point , por
Lucas Ciavatta
.
* Entrevista com Lucas Ciavatta.
Ele apresenta de forma dinâmica como foi a elaboração e a execução do projeto
Bloco do Passo .Demonstra como foi realizado o trabalho colaborativo com os
bailarinos e fala da importância da inclusão da tecnologia para a execução do
projeto.
balão de gás.O destaque é para a criatividade .
O grupo apresenta música e dança usando sincronismo organização e técnica.A
organização da música e da dança foi realizada no programa Power Point , por
Lucas Ciavatta
.
* Entrevista com Lucas Ciavatta.
Ele apresenta de forma dinâmica como foi a elaboração e a execução do projeto
Bloco do Passo .Demonstra como foi realizado o trabalho colaborativo com os
bailarinos e fala da importância da inclusão da tecnologia para a execução do
projeto.
Lucas Ciavatta
Na música, como na vida, sentir o ritmo é fundamental. Mas não é coisa fácil e leva tempo para aprender. Na maioria das vezes, não temos consciência dele ou só o percebemos com alguma dificuldade: seja o ritmo que marca um compasso musical, seja o que vai por dentro do nosso corpo, a respiração, os batimentos cardíacos, o próprio caminhar.
Lucas Ciavatta, que é professor de música há quase dez anos e elaborou o método chamado "O passo", sabe disso como ninguém. É que, como professor, ele se deparou com a dificuldade de um ou outro aluno (e, às vezes, também a sua própria) de "pegar o ritmo". Com o tempo, essa dificuldade de ensinar e aprender foi crescendo e se transformando num desafio, que fez Lucas começar a investigar. Depois de muita pesquisa, finalmente ele teve um "insight": e se usasse o próprio passo como recurso de percepção do ritmo? A ideia funcionou e aos passos foram adicionadas, também, palmas. Nascia, assim, um novo método de ensino de música, que está completando 7 anos de vida bem vividos. Na verdade, diz Lucas: "A gente não ensina o passo, a gente ensina música, e usa o passo para que a pessoa possa entender, ritmicamente, a música"
O Passo mantém um site (http://www.opasso.com.br) em que Lucas explica, sem fazer mistério, o método e os exercícios para aplicá-lo, para que qualquer professor de música tenha acesso a esse conhecimento e possa fazer uso dele com seus alunos. Vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário