Pesquise aqui

sábado, 23 de julho de 2011

Plano de Aula

Efeito Estufa e Aquecimento Global



Autora : Josane de S. Pessanha

Estrutura Curricular


*Modalidade:Ensino Fundamental Final

 

* Componente Curricular : Ciências Naturais

 

*Tema: Meio Ambiente

 

*Dados da Aula :O objetivo da aula é esclarecer os conceitos de efeito estufa e aquecimento global.

 

* Duração das atividades : 2 aulas de 50 minutos.

*Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno : Toda  a bagagem que o aluno possuir .
 

*Estratégias e recursos da aula: computadores (laboratório de Informática), TV , DVD ,copos de vidro (incolores e idênticos), Papel alumínio,5 luminárias com a lâmpada do tipo incandescente, 5 termômetros.



1º Momento da aula:


Faça uma pequena discussão sobre o assunto. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa. É uma forma de saber os conhecimentos que eles possuem sobre o assunto. Será necessário confirmar algumas das informações dadas por eles e outras não. Após a discussão faça a seguinte pergunta: Quem já ficou em um carro com os vidros fechados num dia de sol forte? O que ocorreu? Faça uma analogia com o aumento (intensificação) do efeito estufa.


No laboratório de informática pesquisar no site:

http://www.aquecimento.cnpm.embrapa.br/conteudo/faq.htm

Após a pesquisa , organizar as informações encontradas.




Atividade :
.
Separe os alunos em grupos para uma pequena atividade prática simples que pode dar uma noção de como funciona o efeito estufa e a intensificação dele.
Material necessário:
- Papel alumínio;

- 5 luminárias com a lâmpada do tipo incandescente;

- 5 termômetros.
-10 copos de vidro incolores e idênticos
Como fazer:
1. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos. Para cada grupo distribua 2 copos, 1 luminária, 1 termômetro e um pedaço de papel alumínio (um tamanho que seja capaz de envolver toda a parte externa de um copo;
2. Um dos copos deve ser encapado com papel alumínio. Encha os copos com a mesma quantidade de água;
3. Pegue o copo sem o papel alumínio, coloque o termômetro na água e ligue a luminária, deixe-a ligada por volta de 10 minutos e peça para que os alunos anotem o valor da temperatura;
4. Agora será o outro copo (o encapado por papel alumínio); repita o procedimento do outro copo de forma idêntica, com o mesmo tempo. Peça aos alunos que verifiquem a temperatura. Provavelmente a temperatura será maior em relação à do primeiro copo. Nesse momento o professor pode fazer uma relação entre o que ocorreu com este “experimento” (a diferença de temperatura identificada em ambos os copos), com o efeito estufa (primeiro copo) e sua intensificação (segundo copo).
O recurso didático a seguir deverá ser passado no laboratório de informática. Ele trás as informações sobre o efeito estufa e sua intensificação (aquecimento global); ele demonstra o que causa essa intensificação e quais as conseqüências.
Apresentação de um vídeo sobre o  aquecimento global do you tube acessando o link

http://www.youtube.com/watch?v=JD6rbme7Ihk



2º Momento da aula :


Apresentação do filme a Era do gelo , fazendo uma comparação da fase apresentada no filme com a que o planeta Terra  apresenta atualmente


Sinopse:
Quem acha que há 20 mil anos, quando o planeta vivia na era do gelo, tudo era frio e sem graça, está muito enganado. Bem frio era mesmo, mas sem graça jamais. Sid, uma falante e engraçada preguiça, Manfred um mamute ranzinza e Diego um furioso tigre dente-de-sabre embarcam em uma aventura diferente e pra lá de hilária. Eles ficam incumbidos de devolver um bebê humano perdido para sua tribo. Será que esses animais tão diferentes vão conseguir se dar bem? Além deles, quem rouba a cena é um pequeno esquilo neurótico que passa o filme todo tentando proteger sua noz. Uma aventura da pré-história!
*Avaliação
 
Esta deverá ser feita durante todos os momentos. Peça que cada grupo faça um pequeno relatório sobre o que puderam aprender  com a experiência e depois da apresentação do vídeo .Peça  também que destaquem as diferenças entre efeito estufa e aquecimento global. E discutam como será o futuro do planeta Terra.

Um comentário:

  1. Muito bom o conteúdo,a abordagem e as escolhas. O vídeo sobre aquecimento é excelente. Só achei pouco tempo (2 aulas) para desenvolver tudo,vc não concorda?
    Só o filme toma uma boa parte da aula, a não ser que seja passado em outro momento.
    parabéns!

    ResponderExcluir