Pesquise aqui

domingo, 10 de julho de 2011

Os desafios da linguagem no séc. XXI



Quando envia um e-mail , o nosso aluno está escrevendo de forma espontânea e o faz , porque é um ato que desperta seu interesse. O mesmo se dá quando joga um game com os amigos, onde precisa se adaptar as regras do jogo e criar seu perfil para competir. Ele organiza-se .É a chamada “aprendizagem situada”.
E a escola precisa ter em seu cotidiano esse mesmo aluno demonstrando essa aprendizagem. Mas para que isso ocorra é necessário que algumas mudanças ocorram .É preciso que as escolas ofereçam o que eles precisam , como equipamentos eletrônicos adequados e também precisa que os professores saibam falar a lingua deles. É necessário que o estado , as famílias e  a escola trabalhem em conjunto pela melhoria da educação.

As escolas precisam ter laboratórios de informática com internet, para garantir aos alunos que não tem em casa e não podem frequentar lan house o mesmo acesso dos alunos que possuem . Estou falando de uma realidade que vivo, pois o laboratório da minha escola está montado há 2 anos e até hoje espera a internet , que não se sabe quando chegará.
Para que a escola , não continue usando a linguagem de Gutemberg , é preciso trazer as linguagens multimodais , pois essas conquistaram nossos alunos .Precisamos nos tornar dinâmicos como eles são. É preciso trabalhar com o texto impresso , mas também trabalhar com a leitura das imagens .
O importante é que o nosso aluno sinta o prazer de ler um texto impresso ou ao analisar uma imagem .Que ele saiba interpretar , independente da forma como o texto se apresente.

O nosso aluno precisa conhecer a lingua que possui, sabendo construir um texto claro, elaborado com prazer, destro da coerência ortográfica , sem perder a criatividade.
O papel da escola é dar os caminhos para que o aluno pesquise, elabore, escreva e aprenda. Não é por acaso que muitos cursos superiores EAD estão surgindo. Precisamos preparar nossos alunos para eles .Este é o objetivo da educação , fazer com que o nosso aluno busque o seu conhecimento , com a mesma emoção com que acessa vídeos no you tube e troca músicas através do bluetooth no celular.

E nós professores do séc. XXI precisamos conhecer, dominar, gostar, fazer uso e introduzir as tecnologias em nosso cotidiano escolar. Precisamos trabalhar com projetos , ter um blog e criar blogs com nossos alunos. Em resumo, precisamos participar ativamente desse mundo.

O futuro da linguagem formal , depois da linguagem simplificada da internet é ficar mais maleável. Mas a escola precisa situar-se nas habilidades do séc.XXI sem perder a sua função principal que é formar. É necessário desenvolver potencialidades em nossos alunos, porém pontuando que eles devem ter a coerência de usar a linguagem adequada a cada ambiente.



Pedro Demo é professor do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA), possui 76 livros publicados, envolvendo Sociologia e Educação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário