Pesquise aqui

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Hipermídia Stop Motion
Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), deTim Burton. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o vedadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro.



Exemplo de uma animação stop-motion de uma moeda 
a mover-se.



Hipermídia Podcast
Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através depodcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4.
O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.[1]
O "podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita.
Vídeo :O que é Podcast ?
O Professor Eziquiel Menta faz considerações iniciais
sobre o termo Podcast e sua utilização na Educação.



Hipermídia Br Office Draw
O Br Oficce Draw lhe oferece diversas funções para Organizar os objetos: agrupar, desgrupar, reagrupar e editar objetos enquanto estão agrupados. Defina a ordem dos objetos, enviando-os para frente ou para trás na tela. Crie imagens com efeitos fotorealísticos, utilizando texturas, transparência, iluminação, perspectiva e muito mais.Conectores Inteligentes agilizam o trabalho com fluxogramas, organogramas, diagramas de rede, etc. Você pode definir os pontos em que os conectores vão 'grudar'.Linhas de Dimensão automaticamente calculam e exibem distâncias lineares, à medida que você desenha.Use a Galeria para inserir objetos de desenho ou ilustrações prontas. Ou então crie seus próprios objetos gráficos e adicione-os à Galeria, para uso posterior.
Importe figuras nos formatos gráficos mais populares (incluindo BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF e WMF).
Vídeo: Desenhe Comigo 
 O vídeo realizado em Draw,relata o  amor
 entre uma menina e um menino que estão separados 
por um vidro inquebrável.

Um comentário:

  1. Muito bommmmmm !!!
    Excelente postagem !!
    Adorei a moeda, adorei tuuuuuudoooooo !
    Até roubei o vídeo do prof Eziquiel !
    Dá gosto de ver o seu empenho e carinho na realização das atividades !
    pra vc, sucesso, sempre !
    bjs

    ResponderExcluir