Pesquise aqui

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Num mundo Wiki , uma escola idem



Na wikipédia podemos nos considerar leitores/autores , pois todos somos capazes de escrever sobre algo, dar uma contribuição , disponibilizar uma produção antiga ou simplesmente criar uma referência externa ou citar uma obra.
A wikipédia é uma ferramenta contemporânea , que leva a uma experiência colaborativa radical. Ela apresenta o conhecimento como um fenômeno social cultural coletivo, onde não há uma elite dominante .Nela não há status , há um grupo de pessoas de nacionalidades diferentes que vive e interpreta o mundo por meio da linguagem .pode expressar seu conhecimento de forma competente e sintonizada, independente de classe social.


Com as ferramentas da wikipédia o ato de escrever não é mais um gesto solitário, tornou-se algo grupal e interativo .Ela é a experiência mais bem sucedida e a principal desenvolvedora desse modelo de gerência do conhecimento.
Vejo a wikipédia como o resultado da valorização do conhecimento pela aldeia global. Ela não representa o conhecimento pronto, apresenta o conhecimento construído por todos.

sábado, 25 de junho de 2011

Internet , Hipertexto e Hipermídia

Hipertextualidade

No hipertexto o conceito é não linear, para criar vários estímulos naquele que o vê.O processo de leitura e escrita é mais dinâmico e exige uma interpretação mais profunda.Ele afeta o modo como ensinamos ,devido a forma mais envolvente como se apresenta.O hipertexto aguça a curiosidade, te leva a vários caminhos que um texto comum não levaria.

Assista ao vídeo sobre Hipertextualidade

Navegação à Deriva

O ato de navegar livremente, te leva a crescer. É uma experiência enriquecedora, pois a cada clique, pode-se descobrir algo novo e te levar a novos horizontes. É completamente diferente do ato de pesquisar um texto comum e ler .
Os caminhos percorridos na navegação de um mesmo texto são diferentes, pois o que vai interferir, será o interesse de cada um e a bagagem que ela possuir para interpretá-lo . O ato de clicar nos links facilita a compreensão .
Um pequeno perigo de navegar a deriva é não centralizar sua atenção no foco da pesquisa e sair clicando em todos os links sem a verdadeira necessidade de descobrir aquele conceito para interpretar o texto .É necessário usar a página inicial como bússola, para buscar a direção e os sites sempre seguros .No mais é se aprofundar e descobrir o mundo de informações que a internet nos oferece.

Para ilustrar a página, vou apresentar o poema Navegação à Deriva de Marcos Vinicius Quirona.


Navegação à Deriva


Quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada á espera de quem lhe dê sentido
quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção.

Marcus Vinicius Quiroga
  

terça-feira, 21 de junho de 2011

Novos Caminhos

A cultura audiovisual , precisa  ser uma aliada na  Educação, pois quanto mais estímulos o aluno receber, melhor será o seu aprendizado.A internet pode ser uma ótima ferramenta , desde que estimule o internauta a pensar e não o limite a ser apenas um  espectador em frente a tela. A escola pode e deve utilizar sites educativos que proporcionem uma série de atividades que sirvam para aguçar o senso crítico, a curiosidade e a criatividade.
Nos dias atuais, podemos desenvolver nas escolas , aquilo que não poderíamos a anos atrás, usando o computador e a internet .Até mesmo o "colar" , hoje em dia precisa ser visto com um novo olhar.
Para seguir a evolução, precisamos estar sempre atualizados e buscando novas formas de ensinar e aprender, precisamos virar "camaleões".E para conseguir isso , temos a necessidade de buscar abordagens novas.

Passeando pelo site Portas curtas, encontrei o filme Espantalho.
O filme relata as lembranças de uma senhora que se misturam com as descobertas de uma menina apaixonada por um espantalho.Usa linguagem poética  sem texto, transmitida apenas pelo som de uma música suave de um piano.
Uma curiosidade sobre Espantalho, é que ele virou um vídeo-clipe. O curta foi reeditado pelo diretor, acompanhando a música "Não me deixe só", de Vanessa da Mata.


Clique na palavra Espantalho em negrito e confira.



No site Planeta Educação encontrei um texto   abordando o tema : Conteúdos Televisivos: Proibir é a Solução?  De Izabel Sadalla Grispino. Autora de crônicas, de centenas de artigos educacionais, comportamentais e sociais, publicados em jornais e revistas. Poetisa, com mais de 400 poesias. Vale a pena verificar.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dicionário Digital

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.




Hipermídia -é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O livro Texte, Hipertexte, Hipermedia, lançado originalmente em francês, faz alusões explícitas ao criador do Hipertexto e da Hipermídia e procura dar uma visão histórica dos fatos relacionados à invenção do conceito. No Brasil um dos primeiros livros lançados sobre o tema foi o do pesquisador André Parente. O livro Imagem-Máquina, editado pela editora 34 em 1993 traz uma série de textos interessantes sobre o assunto.




Portfólio-é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.



Blog - é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.





Intertextualidade pode ser definida como sendo a criação de um texto a partir de um outro texto ja existente . Dependendoé a ligação de um  texto com outros textos O acesso se dá através de links. Esses links se destacam no corpo de texto principal, e tem como função  interconectar as diversas informações, oferecendo acesso as mesmas que estendem ou complementam o texto principal. Um texto pode ter diversas palavras, imagens..., que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes.da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida.

Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.
Na publicidade, por exemplo, em um dos anúncios do Bom Bril, o ator se veste e se posiciona como se fosse a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e cujo slogan era "Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima". Esse enunciado sugere ao leitor que o produto anunciado deixa a roupa bem macia e mais perfumada, ou seja, uma verdadeira obra-prima (se referindo ao quadro de Da Vinci). Nesse caso pode-se dizer que a intertextualidade assume a função de não só persuadir o leitor como também de difundir a cultura, uma vez que se trata de uma relação com a arte (pintura, esculturaliteratura etc).
Intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.




Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre , escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[6][7] Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia baseia-se no sistema wiki (dohavaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet ExplorerGoogle ChromeMozilla FirefoxNetscapeOperaSafari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso àInternet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.





Hiperlink é uma hiperligação, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência num documento emhipertexto a outras partes deste documento ou a outro documento. De certa maneira pode-se vê-la como análoga a uma citação na literatura. Ao contrário desta, no entanto, a hiperligação pode ser combinada com uma rede de dados e um protocolo de acessoadequado e assim ser usada para ter acesso directo ao recurso referenciado. Este pode então ser gravado, visualizado ou mostrado como parte do documento que faz a referência.
Hiperligações são partes dos fundamementos das linguagens usadas para construção de páginas na World Wide Web e outros meios digitais e são designadas elementos clicáveis, em forma de texto ou imagem, que levam a outras partes de um sítio ou para recursos variados.
A palavra inglesa link entrou na língua portuguesa por via de redes de computadores (em especial a Internet), servindo de forma curta para designar as hiperligações do hipertexto. O seu significado é "atalho", "caminho" ou "ligação". Através dos links é possível produzir documentos não lineares interconectados com outros documentos ou arquivos a partir de palavras, imagens ou outros objetos.
Navegar ou "surfar" na Internet é seguir uma sequência de links. Os links agregaminteratividade no documento. Ao leitor torna-se possível localizar rapidamente conteúdo sobre assuntos específicos.






Links é o nome de um navegador web em modo texto, desenvolvido em código livre. Foi criado por Mikuláš Patočka, e apresenta como diferencial, entre navegadores dessa categoria, o fato de exibir a página o mais proximamente possível de um modo gráfico, simulando menus, tabelas, novas janelas, etc.





WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada daWeb, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March[1] .
Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um 
site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
  • Introdução
  • Tarefa
  • Processo
  • Recursos
  • Avaliação
  • Conclusão
Dado tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.